"Hoje, no dia dia de São Martinho, nada melhor que contar a Lenda de São Martinho."
A lenda conta que certo dia, um soldado romano chamado Martinho estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava muito frio e Martinho encontrou um mendigo que lhe pediu esmola. Para protegê-lo um pouco do frio, Martinho rasgou a sua capa em dois e deu uma metade ao mendigo.
Nesse momento, o tempo aqueceu. A mudança no tempo terá sido a recompensa a Martinho, graças a sua bondade com aquele homem.
Por norma, na véspera e no Dia de São Martinho o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu com São Martinho. Este acontecimento é popularmente conhecido como o “verão de São Martinho”.
Mas quem foi São Martinho?!
Martinho de Tours (em latim: Sanctus Martinus Turonensis; 316 – 8 de novembro de 397) foi o terceiro bispo de Tours, uma das maiores cidades da região de Centre-Val de Loire, na França. Ele se tornou um dos santos cristãos mais familiares e reconhecíveis da França, anunciado como o santo padroeiro da Terceira República e padroeiro de muitas comunidades e organizações em toda a Europa. Natural da Panônia (na Europa Central moderna), ele se converteu ao cristianismo ainda jovem.
Ele serviu na cavalaria romana na Gália, mas deixou o serviço militar em algum momento antes de 361, quando se tornou discípulo de Hilário de Poitiers, estabelecendo o mosteiro em Liggé. Ele foi consagrado bispo de Cesaroduno (Tours) em 371. Como bispo, ele foi ativo na supressão dos remanescentes da religião galo-romana, mas se opôs à perseguição violenta à seita priscilialista de ascetas.
Sua vida foi registrada por um hagiógrafo contemporâneo, Sulpício Severo. Alguns dos relatos de suas viagens podem ter sido interpolados em sua vida para validar os primeiros locais de seu culto.
Ele é mais conhecido pelo relato de usar sua espada militar para cortar seu manto em dois, para dar metade a um mendigo vestido apenas com trapos na profundidade do inverno.
Seu santuário em Tours se tornou um famoso ponto de parada para peregrinos na estrada para Santiago de Compostela, na Espanha. Seu culto foi revivido no nacionalismo francês durante a Guerra Franco-Prussiana de 1870/1 e, como consequência, ele foi visto como um santo padroeiro da França durante a Terceira República Francesa.
Frases e Provérbios de São Martinho
Por S. Martinho, semeia fava e o linho.
Se o inverno não erra o caminho, tê-lo-ei pelo S. Martinho.
Se queres pasmar o teu vizinho, lavra, sacha e esterca pelo S. Martinho.
No dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho.
No dia de S. Martinho, castanhas, pão e vinho.
No dia de S. Martinho com duas castanhas se faz um magustinho.
Dia de S. Martinho, fura o teu pipinho.
Dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
Pelo S. Martinho, todo o mosto é bom vinho.
Fonte: Wikipedia e Calendarr
Komentarze