top of page
Foto do escritorPatrícia Rosas

Decidimos morar em Lisboa

Várias dúvidas surgem quando pensamos em mudar de vida e morar em outro País. Mas, antes de tudo, o que precisamos saber é o real motivo para está mudança: Estudo? Trabalho? Qualidade de vida?


A minha, inicialmente, era uma simples mudança, no qual chamamos de imigração em busca de qualidade de vida e segurança. Mas analisando os fatos e a oportunidade em si, meu marido e eu optamos pelo estudo solicitando Visto de Estudante. Seria uma mudança simples com visto fácil. Caso realmente nos adaptarmos ao país, tentaríamos em um outro momento o visto permanente. Mas que ainda há possibilidade de mudar o tipo de visto, visto que ainda não decidimos de fato como e quando iremos.



E a lista de dúvidas só aumentando….


  • Qual escola pra nossa filha?

  • Qual curso que marido fará?

  • Qual o curso que eu irei fazer? Eu tenho dificuldade em inglês, então esse seria meu foco. Mas inglês em Portugal? E um curso superior?! Qual? Poderia fazer os dois!?

  • Queremos ter qualidade de vida, então pretendemos residir em um local onde teríamos fácil acesso a tudo. Onde seria esse local?

  • Como conciliar escola de nossa filha com nossa rotina de estudo?

  • Será que teremos tempo para um trabalho? Como trabalhar? Onde? Tenho as capacitações necessárias?

  • Documentação? Como conseguir? O que fazer? O que precisa? Visto? Que tipo?


Bem, essas eram as dúvidas iniciais… então comecei a pesquisar os cursos de nossos interesses… e baseado nas escolas… pesquisei o local teoricamente ideal para residirmos, e com isso a escola para nossa filha. Após essas decisões, iremos pesquisar sobre as burocracias, digo, informações sobre os documentos necessários. Inicialmente e teoricamente, documentos para o visto de estudante. Ressaltando que ainda não decidimos se esse será o nosso tipo de visto.


Muitos se empolgam pela oportunidade de morar em um outro país, mas não refletem sobre o impacto na vida dessa mudança. Agem por impulso e sem o devido planejamento, não dando certo a mudança retornam ao país de origem culpando o país no qual escolheu. Deixo aqui registrado um pouco das reflexões no qual faço com meu marido.


Ressaltando essa importância, você sabe qual o significado da palavra MIGRAÇÃO? Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico, de forma temporária ou permanente. Esses fluxos migratórios podem ser desencadeados por vários motivos: econômicos, culturais, religiosos, políticos e naturais (secas, terremotos, enchentes etc.). Com isso temos que ter em mente que se estamos optando por um novo país, significa que teremos que aprender e nos adaptar a novas culturas, novo estilo de vida, novas regras, novos amigos, novas experiências, literalmente novo tudo! Teremos que iniciar uma vida nova dando continuidade a nossa existência e conhecimentos já adquiridos. Teremos que deixar para trás os maus hábitos. E temos que seguir em frente dispostos a conquistar um novo espaço na nova vida, e de preferência com a participação e apoio da família.


E você deseja mudar de país? Já se perguntou o por que? Já fez essas reflexões?


Espero que sim! E também espero ter lhe ajudado com as nossas reflexões!


Te desejo um excelente planejamento.


Até mais!

12 visualizações0 comentário

Comments


😍 Não perca nossas novidades!

Obrigado por enviar!

bottom of page