É possível visitar gratuitamente vários castelos portugueses além de conhecer um pouco mais da história destes edifícios emblemáticos e da história portuguesa. É uma oportunidade de ouro para conhecer os castelos de Portugal, com visitas orientadas que permitem conhecer os castelos portugueses a fundo. Além das visitas, ainda se recria a época medieval em alguns castelos de Portugal.
Se sempre quis visitar um castelo em especial, este é o dia para o fazer. #dica No ano seguinte pode visitar outro castelo.
Essa data originou-se no ano de 1984. Inicialmente era celebrado no primeiro sábado do mês mas em 2003 estabeleceu-se o dia 7 como a data oficial. E tem como objetivo promover em todo o país iniciativas e atividades que visam a reflexão sobre o património fortificado.
Os castelos são testemunhos da memória coletiva dos povos e representam uma importante referência arquitetónica, histórica, cultural e simbólica de um país.
Portugal possui centenas de castelos e fortes, sendo alguns castelos portugueses reconhecidos pela UNESCO como Património da Humanidade, como é o caso do Convento de Cristo, em Tomar.
O Castelo de Guimarães, onde nasceu Portugal, e o Castelo de Óbidos são dois castelos nacionais que fazem parte das 7 Maravilhas de Portugal - Monumentos.
Se a Wikipédia estiver correcta e eu não me tiver enganado na contagem, há em Portugal (continente e ilhas) 241 castelos. Logo abaixo informo o link dessa lista de castelos. Só castelos, sem contar com fortalezas e outras estruturas defensivas similares.
Por isso mesmo, muitos dos castelos portugueses chegaram aos nossos dias praticamente em ruínas, e muitos mais são completamente ignorados pelos circuitos turísticos e quase desconhecidos da maioria das pessoas. São no entanto lugares cheios de interesse, ricos em história e em lendas, e parte importante do nosso património cultural.
Comentarios