Dica de ouro pra quem pretende mudar de país, nomear um procurador de sua confiança e que possa lhe representar no período em que estiver vivendo fora de seu país natal.
Várias situações podem ocorrer, e provavelmente será necessário ter em mãos uma procuração. Situações burocráticas como solicitar certidões, históricos escolares, segundas vias de documentos, assuntos bancários, dentre outras situações; são exemplos de situações que é indispensável a apresentação da procuração.
Pense bem em quem poderá lhe representar, pois essa pessoa tem que ser alguém de extrema confiança. Você terá que determinar quais são os poderes que essa pessoa terá que gerir em seu nome. Isso poderá resolver vários problemas. Entretanto essa pessoa precisa ser de grande confiança pra você. Afinal ela poderá exercer diversas atividades em seu nome conforme o poder que os der na procuração. Planeje e antecipe suas necessidades. Evite dar plenos poderes.
No nosso caso, teremos que fazer isso antes de sairmos do Brasil.
Outra dica, autentique, traduza e/ou apostile o máximo de documentos que tiver. Lembrando que alguns documentos são básicos e necessários que levem consigo: histórico escolar (ensino fundamental e médio), certificado de conclusão da faculdade e histórico, assim como a grade do curso para validação da faculdade no exterior, certidão de nascimento, casamento, cartão de vacina., entre outros.
Para fazer a procuração basta se dirigir ao cartório mais próximo de sua residência. Os cartórios já tem seu modelo, você apenas dirá os poderes que necessita para a pessoa designada. É obrigação do cartório ler toda a procuração antes que assine. Fique atento! Leia novamente antes de assinar para verificar se tem algum erro ou se você esqueceu de informar algo.
E quais são os documentos necessários para fazer uma procuração em cartório?
No caso de Pessoa Física, o interessado em nomear um procurador deverá apresentar seus documentos pessoais originais (RG, CPF e certidão de nascimento/casamento).
Quanto custa para fazer uma procuração no cartório?
Para emitir uma procuração, a maioria dos cartórios um documento cobra em torno de R$ 214,15. Os valores podem variar de estado para estado e conforme a data em que a procuração é requerida.
Para movimentação bancária, terá que ser uma procuração especifica onde a mesma deverá constar: nome e código banco, o número da conta corrente ou poupança e da agência. Assim como detalhes das operações nas quais a pessoa terá acesso.
Você sabia que em algumas situações podemos emitir um Procuração eletrônica?!
Essa possibilidade é a salvação da pátria pra quem já está fora do país, além de oferecer diversas facilidades. E um benefício pra quem ainda não saiu do Brasil e quer ganhar tempo com algumas burocracias.
Acesse o site Procurações online, do Ministério da Justiça para emitir sua procuração ou para mais informações.
Comments