Normalmente quando nos mudamos de país ou de cidades, dependendo de onde estivermos vindo, deixamos de lado certos cuidados que normalmente não temos. É importante sabermos quais cuidados de segurança devemos ter para onde estamos indo.
As dicas nas quais irei compartilhar tanto vale para que está indo passar uma curta temporada quanto para quem vai residir em Portugal. Eu diria que vale também para qualquer lugar que se vá.
1ª dica: Colocar uma corrente de segurança
Sabe aquelas correntes que fica na porta, na qual podemos trava-las?! Então, se possível, coloque-as, assim poderá utiliza-la sempre que tiver que abrir a porta para desconhecidos.
2ª dica: Verifique sempre quem está à porta
Como não existe porteiros na maioria dos prédios em Portugal, é importante conferir sempre que possível quem está batendo em sua porta. Por isso também a importância de se ter a corrente de segurança.
3ª dica: Não faculte informação
Tenha cuidado ao compartilhar suas informações de natureza pessoal, bancária ou sobre finanças a estranhos.
4ª dica: Não assine papéis
Não assine papéis sem ler primeiro e, em caso de dúvida, peça ajuda a alguém de confiança. Isso vale principalmente para quem fica em apartamentos arrendados (alugados) pelo Airbnb. Cuidados extra nunca é demais.
5ª dica: Jamais entregue dinheiro
Nunca entregue dinheiro a um desconhecido. Mesmo que ele lhe prometa vantagens ou diga que vai lhe entregar o que deseja.
6ª dica: Não aceite encomendas
Não aceite encomendas sem antes confirmar com o destinatário. Especialmente se for exigido dinheiro em troca. Este cuidado merece atenção, principalmente pra quem costuma arrendar (alugar) apartamentos/casas por temporada.
7ª dica: Jamais concretize negócios pelo telefone/telemóvel
Tenha cuidados com ligações recebidas, não concretize negócios nessas ligações. A menos que a ligação tenha partido por você. As chances de você ser burlado nessas ligações é bem considerável. Por tanto tenha cuidado!
Em completo a esta dica, eu diria para você conferir as informações de acordo com a situação com familiares, amigos de confiança, associações de defesa do consumidor ou da Polícia, antes de fechar algum negócio oferecido pelo telefone ou à porta de casa.
8ª dica: Ligue para polícia
Se a contatarem ou baterem em sua porta e lhe disserem que pertencem a serviços (água, luz, televisão, segurança social, etc) que não tenha solicitado qualquer intervenção, não hesite em chamar a polícia. Para facilitar, anote o contato GNR – 213 217 000.
9ª dica: Confira se deu voltas com a chave
Sabemos que quando fechamos a porta não se abre por fora. Mas o que nem todos sabem, é que quando não demos as voltas com a chave na tranca da porta, facilitamos com que sejamos burlados na residência. Por isso é importante que mesmo quando saímos ou entramos em casa, devemos dar voltas com chave.
10ª dica: Conferir janelas
Sempre que sairmos de casa devemos conferir se fechamos correctamente todas as janelas. Pois pode surgir “homem aranha” mal intencionado.
Caso tenha mais alguma dica de segurança, compartilhe conosco, seja comentando abaixo ou através de nosso espaço em COMPARTILHANDO EXPERIÊNCIAS.
Comments