top of page
Foto do escritorPatrícia Rosas

Do Brasil à Portugal, entrevista com o Marcelo Rebelo, Presidente de Portugal

A entrevista transmitida no dia 06 de Maio de 2019 pela emissora Globo do Brasil, aconteceu em Portugal, quando o jornalista Pedro Bial foi recebido pelo então Presidente, Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém.


Na entrevista, o jornalista comentou o aumento e imigração de brasileiros e líder político observou que houve um reencontro entre os dois países nos últimos 3 anos. Entretanto, o que mais nos chamou a atenção foi o facto da naturalidade com que o presidente falou da imigração brasileira.


Como eu e minha família pretendemos nos migrar para este país, saber que seremos bem vindos nos tranquiliza. Entretanto, é importante ressaltar que preconceito existe em qualquer parte do mundo, e que apesar de sermos bem vindos não quer dizer que seremos bem recebidos por todos. Afinal, seremos sempre imigrantes. É de imensa importância como reagiremos nestas situações, precisamos ter sabedoria e empatia para com o próximo. Não é o que falamos e sim como falamos.


Uma observação que se destacas na entrevista, é a simplicidade do presidente, como ele demonstra tratar todos com igualdade, como diz um ditado popular no Brasil, e como ele separa o "joio" do "trigo" quando se trata de família. E quando se trata do povo português, ele acrescenta: “Uma coisa é estar próximo do povo, mas estar mesmo – não é falar que se ama o povo, é ir passar a noite com sem-abrigo, é estar com o idoso, é estar com o pobre, não é falar no pobre”.


Ainda sobre a imigração, Marcelo Rebelo comentou sobre a imigração em massa de brasileiros, dizendo que Portugal e Brasil se reencontraram de forma intensa nos últimos anos. “O intercâmbio passou a ser de todo nível” disse lembrando da sua época de professor. “Eu tive centenas de alunos brasileiros” comentou, citando ainda a imigração de empresários, cientistas, músicos brasileiros. E onde nos encaixamos nisso?! Acredito que como estudantes e empresários, afinal pretendemos também investir em Portugal.

A curiosidade da entrevista ficou por conta de assuntos pessoais do presidente quando ele assume que é capaz de escrever um discurso com a mão direita, enquanto segura o telefone com o ombro esquerdo para receber um telefonema do primeiro-ministro e, com a mão esquerda, escrevia as instruções que recebia. E se há portugueses que duvidam da aparição da Nossa Senhora de Fátima, todos acreditam que Rebelo é capaz de ditar dois discursos ao mesmo tempo a duas secretárias, conforme afirmado no jornal El País. Ele também afirmar ser hipocondríaco daquele que gosta de teorizar a doença, saber a causa, a raíz, qual é o tratamento, tudo por menor. Costuma andar com uma pequena caixa com comprimidos de diversas cores para uma eventual necessidade, apesar de não tomar nenhum dos remédios que leva consigo.




Suas citações na entrevista que mais se destacaram para nós são:


"Família do presidente não é presidente!"

"Assessor de presidente não é presidente."

"Portugal e Brasil se reencontraram de forma intensa nos últimos 30 anos. Por que os portugueses foram para o Brasil e o brasileiro vieram para Portugal."​

Comentarios


😍 Não perca nossas novidades!

Obrigado por enviar!

bottom of page