Citando a palavrinha mais que especial PESQUISAR, estávamos pesquisando sobre como faremos quanto aos nossos conhecimentos. Divido com vocês agora uma das próximas etapas que faremos antes de irmos pra Lisboa.
Vocês podem acessar também o site abaixo para informações atualizadas em tempo real e outras formas de equivalências relativas ao período escolar:
Para equivalência de nível superior as universidades portuguesas exigem que o histórico escolar brasileiro tenha as assinaturas reconhecidas em cartório brasileiro e seja autenticado através da Apostila de Haia, no Brasil. Exigem também além do histórico, o diploma e programa de matérias devidamente autenticados. Eu tenho o curso de Administração além de MBA e Especialização, meu marido o curso de Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção. Faremos a solicitação de equivalência na universidade portuguesa que tenha nossos cursos e seja equivalente a nossa formação.
Devido ao Brasil ter aderido a Convenção de Haia, a autenticação do documento é feita através da Apostila de Haia em cartórios brasileiros autorizados para fazerem a autenticação. Essas autenticações devem ser feitas antes de sairmos do Brasil, pois não podem ser feitas já em Portugal. A Apostila de Haia não tem prazo de validade e não prolonga a validade dos documentos apostilados.
Acredito que no geral as universidades também solicitem a declaração de escala de notas (ou nota mínima) relativa ao nosso histórico escolar brasileiro, pois as notas no Brasil são diferentes das notas em Portugal. A Embaixada do Brasil fará, sem custo, a declaração baseada nas informações contidas no nosso histórico. Neste caso, podemos entrar em contato, indo diretamente ao Setor de Cooperação Educacional da Embaixada do Brasil em Lisboa ou por e-mail (educacional@embaixadadobrasil.pt), portando nossas cópias do histórico escolar, diploma e registros profissionais. Se formos pessoalmente, o horário para atendimento ao público é de segunda a sexta, das 9h30 às 13h00. Não há necessidade de agendarmos atendimento. Não podemos esquecer que se essa solicitação for por e-mail, temos que informar o nosso endereço completo para que enviem a declaração original por correio, e o melhor, sem custo.
Até mais!
Comentarios