top of page

Feira da Ladra, você já foi?

A Feira da Ladra é o mercado de rua mais popular de Lisboa. Com raízes que remontam ao século XIII, a feira andou de sítio em sítio, até se fixar no Campo de Santa Clara, freguesia de São Vicente.






Como vemos no vídeo acima encontramos de tudo, do comércio de velharias, livros, móveis, de objetos de segunda-mão a artesanato, e muito mais. Você irá encontrar peças de todos os valores, e se achar necessário, não excite em negociar o valor. Entretanto fique atento aos eletrônicos, tenha certeza absoluta de que estão funcionando perfeitamente.


A feira ocorre semanalmente às terças e sábados, das 8h às 16h.





E quando teve início a feira?


A Feira da Ladra teve início no Chão da Feira, ao Castelo, provavelmente em 1272, tendo mais tarde passado para o Rossio.


É no ano de 1552 que surge uma primeira notícia da realização da Feira no Rossio, na Estatística Manuscrita de Lisboa. Em 1610 aparece a designação Feira da Ladra numa postura oficial.


A origem do nome é controversa. Mas a teoria mais aceita é essa mesma que você está pensando. Desconfia-se de que naquele tempo muitos desses produtos usados eram derivados de roubos. Daí a alcunha “ladra”.


Depois do terremoto de 1755 instalou-se na Cotovia de Baixo (actual Praça da Alegria), estendendo-se mesmo pela Rua Ocidental do Passeio Público. Em 1823 foi transferida para o Campo de Santana, onde esteve apenas cinco meses, voltando para a Praça da Alegria.


Em 1835 voltou para o Campo de Santana, onde se conservou até 1882, antes de passar para o Campo de Santa Clara, às terças-feiras, e, desde 1903, também aos sábados.



E mais uma dica..


Aproveite para visitar a Igreja São Vicente de Fora e o Panteão Nacional, dois atrativos históricos ao lado da feira.




Como chegar


Pegue o Eléctrico 28 (bondinho) em direção ao bairro Graça. Desça no Largo de São Vicente, em frente à Igreja de São Vicente de Fora.





Funcionamento pós quarentena


E atenção!!! Para a reabertura das três feiras semanais da cidade (Ladra, Relógio e Galinheiras), a Câmara de Lisboa decretou o uso obrigatório de máscara, a disponibilização de álcool em cada banca, o distanciamento entre pessoas e a proibição de os clientes manusearem os artigos. As regras estão afixadas em vários locais do Campo de Santa Clara, mas pedir aos visitantes que não mexam nas coisas é quase impossível. ⠀⠀⠀



Foto tirada em 22/02/2020

Posts recentes

Ver tudo

Comments


😍 Não perca nossas novidades!

Obrigado por enviar!

bottom of page