top of page

Fui furtada no comboio!

Oi Dicas!


Sempre ouvimos ou lemos, que na Europa é seguro. É verdade ou mito?!!! Bem, no meu ponto de vista, um pouco de cada. É verdade que é seguro, entretanto, não quer dizer que nada ocorra. Assalto como vemos no Brasil, é mito, ou quase isso. Assim como é verdade que nada é impossível neste mundo!


Conforme publicado no Jornal Observador em 3/11/2018, o “Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) relativo aos três primeiros trimestres de 2018 vem confirmar aquilo que tem sido uma tendência nos últimos anos: a descida, de uma forma geral, da criminalidade global e violenta.” No mesmo relatório é citado diversos tipo de crimes que ocorrem em Portugal, como, por exemplo: extorsão, assaltos a casas, burlas (fraude bancária,


informáticas e de comunicações, etc), assaltos a caixas ATM, entre outros. Informa ainda que os crimes com maiores descidas face ao período homólogo do ano de 2017 são os de fogo posto florestal (caiu cerca de 32%), furtos por carteiristas (menos 8%) e ainda o furto de metais não preciosos (menos 8%). Já na criminalidade violenta, assinalam-se as reduções dos roubos a lojas e a edifícios industriais (desceram cerca de 25%), roubos na via pública que não por esticão (menos 15%) e roubos em transportes públicos (menos 13%). Ou seja, nenhum lugar do mundo é 100% seguro. Mas que se compararmos Portugal e Brasil no quesito segurança, Portugal é quase que perfeito.


Bem, eu nesse meu mundo de “sonhos” e me sentindo quase que 100% segura, sem aquela sensação de alerta eternamente, relaxei quanto aos meus pertences. Infelizmente no trajeto de comboio entre Lisboa e Porto fui furtada.


Coloquei uma parte dos meus pertences (uma mala), no maleiro logo quando se entra no comboio, e o restante, a bolsa de mão e casacos na parte de cima, logo acima da poltrona em que estávamos sentados. Entretanto, as poltronas são de apenas 2 lugares, então sentamos eu e a minha filha, e na fileira ao lado o meu marido. Nas nossas acomodações, fomos “sorteados”. É, infeliz por obra do destino, o meu marido sentou exatamente nessa poltrona que no “futuro” seria utilizada como meio para furtos. Pois, chega um senhor acompanhado por um jovem rapaz e inicia uma pequena discussão com o meu marido, criando assim uma distração para que ocorresse o furto. Levantei da minha poltrona para tentar ajudar o Senhor que “discutia”com o meu marido alegando que ele estava sentado na poltrona dele, inclusive apresentava o voucher exato dessa poltrona, as vésperas do trem partir. Confusão “solucionada”, sentamos na nossa poltrona, eu ainda peguei a minha bolsa de mão, tirei alguns pertences… e por fim, foi a última vez que a tive. Nos demos conta do furto já na estação do Oriente, onde provavelmente quem furtou desceu com a bolsa.


Lição da vida, não solte a sua bolsa onde quer que esteja. Não ache que só porque está num país superior ao seu de origem, não existem furtos ou algo parecido. Viaje sempre com Seguro Viagem.


Ao nos darmos conta de que havíamos sido furtado, imediatamente avisei aos funcionários do comboio o ocorrido, que já informou à empresa. Tentamos com esperança encontrar a bolsa solta e/ou a pessoa que furtou dentro do comboio, em vão. Fomos orientados que ao chegar na cidade do Porto, procurássemos a polícia para registro do ocorrido, pois, dentro da bolsa havia os meus documentos e da minha filha. Por sorte os nossos passaportes encontravam-se com o meu marido.


E assim fizemos. Procuramos a polícia destinado à turista, denominado Esquadra de Turismo, e registramos o ocorrido. O atendimento demorou um pouco apesar de ter uma pessoa apenas na nossa frente e que já estava em atendimento. Entretanto, ao chegar a nossa vez a polícia foi sucinta. Solicitou que eu descrevesse a mão o ocorrido, em detalhes. Também pediu fotos da bolsa, esta teria que ser enviada através de e-mail. Após respondidas todas as perguntas, escrito tudo o que ocorreu em detalhes, feita relação dos pertences furtados, recebemos o AUTO DE DENÚNCIA, que equivale no Brasil ao Boletim de Ocorrências, e também uma NOTIFICAÇÃO, onde a polícia nos informa os nossos direitos.






Após feito todos os procedimentos cabíveis mediante a situação, não mais tivemos contato com a polícia. Retornamos ao Brasil no dia 17 de Janeiro, e até o momento não tivemos mais retorno. Por fim, dei como perdido e caso encerrado para mim.

Após tal experiência, refleti em como eu poderia, e irei, a partir de agora evitar tais situações. E como parte dessa reflexão é não mais soltar minha bolsa, e a aquisição de uma nova bolsa. Essa bolsa eu poderia transitar normalmente com ela nas costas sem me preocupar em ser furtada. Encontrei com uma excelente solução a mochila antiroubo da Design XD o modelo Bobby Original XL. Design XD que bom você existir e nos proporcionar tanta qualidade com preço justo! Se ficou curioso(a) e quer adquirir também, acesse o site deles www.xd-design.com. Mas atenção, quem está no Brasil, o site para acesso é outro, www.inovut.com.br.


E aí? O que acharam disso tudo? Ainda moraria em Portugal?

Não sou expert no assunto, mas vou compartilhando a medida em que eu for aprendendo e descobrindo os percalços da vida em Portugal. Afinal, nem tudo é perfeito. E caso tenha vivido algo parecido, compartilhe conosco. É sempre enriquecedor aprender com erros e acertos do próximo.


Gostou desse post? Então vem ficar mais pertinho da gente. Nos siga também nas redes sociais! Estamos no Instagram, no Youtube, no Facebook e no Pinterest.

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


😍 Não perca nossas novidades!

Obrigado por enviar!

bottom of page