O Programa Promove tem por objetivo apoiar iniciativas inovadoras em domínios estratégicos para o desenvolvimento das regiões do interior com dinâmicas fronteiriças e que sejam replicáveis para outras regiões com características semelhantes.
A edição 2022 apoia três tipos de iniciativas:
A. Projetos-piloto inovadores; B. Ideias com potencial para se tornarem projetos-piloto inovadores; C. Projetos de I&D mobilizadores.
O presente Programa está aberto a entidades que pretendam desenvolver projetos apoiados localizados nas áreas geográficas seguintes:
Norte: municípios das NUTS III Alto Tâmega, Terras de Trás-os-Montes e Douro.
Centro: municípios das NUTS III Beiras e Serra da Estrela, e Beira Baixa.
Sul: municípios das NUTS III Alto Alentejo, Alentejo Central e Baixo Alentejo, e ainda municípios de Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Monchique e Vila do Bispo, bem como as freguesias de São Marques da Serra do município de Silves, Alte, Ameixial, Salir e Querença / Benfim / Tôr do município de Loulé, e Cachopo e Santa Catarina de Fonte do Bispo do município de Tavira, da NUTS III Algarve.
⚠️ ATENÇÃO!!! ⚠️
Abertura do concurso - 24 de novembro de 2021
Encerramento do concurso - 19 de janeiro de 2022, às 23:59 horas
Pré-seleção e avaliação de mérito - Janeiro a março de 2022
Apresentação dos projetos ao júri - Abril de 2022
Anúncio dos projetos apoiados - Maio de 2022
CANDIDATURA
Poderão apresentar-se a concurso:
No concurso de projetos-pilotos inovadores: empresas, sob qualquer forma jurídica e dimensão, entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional ou outras entidades privadas sem fins lucrativos, individualmente ou em regime de consórcio. Em caso de consórcios, as candidaturas podem incluir entidades da administração central e local e do setor público empresarial, bem como grupos informais que atuam para o bem comum, mas não estão registados formalmente.
No concurso de ideias com potencial para se tornarem projetos-pilotos inovadores: estudantes do ensino superior que, no momento da apresentação da candidatura, se encontrem inscritos nos ciclos de licenciatura, mestrado ou doutoramento em universidades e institutos politécnicos localizados nas áreas geográficas elegíveis ao concurso. Cada candidatura deve ter como mentor um(a) docente ou investigador(a) e cada equipa deve ser constituída por 2 a 5 elementos.
No concurso de projetos de I&D mobilizadores: as candidaturas devem ser lideradas por unidades de I&D que tenham tido a classificação de Muito Bom ou Excelente na mais recente avaliação por parte da FCT, podendo ter como parceiras quaisquer entidades não empresarias, sob qualquer forma jurídica e dimensão, do Sistema Científico e Tecnológico Nacional, nomeadamente instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D, Laboratórios do Estado ou internacionais com sede em Portugal, instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D, e ainda outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação científica. Em caso de consórcios, as candidaturas podem também incluir entidades da administração central e local e do setor público empresarial e Empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.
Serão apoiadas iniciativas nas áreas geográficas a seguir identificadas, totalmente classificadas como pertencendo ao interior ao abrigo da Portaria nº 208/2017, de 13 de julho, desde que se enquadrem num ou em vários dos domínios temáticos considerados.
PROCESSO DE CANDIDATURA
Apresente o seu projeto e documentação adicional entre 24 de novembro de 2021 e 19 de janeiro de 2022 acedendo à área privada para apresentação de candidaturas aos programas da Fundação “la Caixa”.
Na primeira vez que entrar nesta área, terá que se registar para obter um nome de utilizador e uma palavra-passe, escolhendo se pretende registar uma entidade (para os concursos de projetos-piloto ou projetos I&D mobilizadores) ou uma pessoa singular (o líder de equipa para o concurso de ideias).
Quando estiver registado(a), procure a secção Consultar concursos abertos, selecione o concurso do seu interesse do programa Promove 2022e preencha o formulário de candidatura on-line.
Não serão aceites candidaturas incompletas, entregues em papel ou apresentadas por qualquer outro meio ou fora do prazo.
Para mais informações acesse:
No caso de ainda persistir dúvidas quanto ao regulamento do concurso ou ao preenchimento do formulário, a própria Fundação orienta que as dúvidas e/ou questionamentos sejam submetidas através do endereço eletrónico promove@fundacionlacaixa.org.
Caso necessite, poderá incluir no e-mail do seu pedido de esclarecimento a solicitação de contacto telefónico, indicando para isso o seu número de telefone.
Comments