top of page
Foto do escritorPatrícia Rosas

SEGURO VIAGEM | O porquê da necessidade



Como todos dizem.. “Nossa Patrícia, você pensa em tudo mesmo hein!”


Mas é como digo, todo viajante precavido estará sempre preparado para os percalços da viagem, entre eles, os problemas de saúde. Isso principalmente quando se viaja com criança. Imagina eu, que viajo com uma criança com 6 anos de idade! Se aqui no Brasil nós podemos passar mal com uma boa feijoada ou um petisco de barzinho, imagine em países que sequer conhecemos!


Ahh… se tratando de Lisboa, é claro que conhecemos! Mas imprevistos acontecem!


Podemos não ficar ruim só com algo que não caiu bem no estômago. A mudança de clima pode nos resultar em uma dorzinha de garganta, febre, tosse.. essas são apenas algumas das situações que pode acontecer nos dias de viagem. Isso sem falar em extravios de bagagem, problemas jurídicos e outros pepinos mais. E não importa o nosso grau de experiência em viagens. E olhe que sou daquele time que leva uma farmácia na mala e tenho todos documentos digitalizados em caso de perca!!!


Pensando no bem estar de vocês (e nas nossas experiências pessoais) resolvi compartilhar um resuminho com informações básicas e importantes sobre seguro de viagem. Porque estar preparado nunca é demais!



 
Índice

 




O que é seguro viagem?


Seguro viagem é um serviço adquirido para cobrir despesas médicas e hospitalares, cancelamento de viagem, bagagem perdida, acidente de voo e outras imprevistos ocorridos durante a viagem, seja ela a nível internacional e também nacional (doméstico).


Ele é a garantia de que você não ficará desamparado caso aconteça alguma eventualidade, seja antes, durante ou depois de sua viagem.


É interessante adquirir o seguro para qualquer viagem, até mesmo nos países em que a sua contratação não é obrigatória. No caso de Portugal, podemos considerar o PB4, mas atenção o este só atende os imprevistos relacionados a área da saúde.



Como funciona o seguro de viagem?


A grande vantagem do seguro viagem é que ele pode ser acionado a qualquer momento. Apenas o serviço oferecido pela seguradora vai depender do plano e da cobertura. O seguro de viagem funciona como um plano de saúde temporário e também uma garantia de indenização para várias situações e acidentes.


Além das despesas com a saúde, existem coberturas para o caso de extravio de bagagem, assistência judiciária, entre outros benefícios bastante úteis naquele momento tão desagradável.


Os valores variam de acordo com o destino, finalidade da viagem, dias que ficará fora e o perfil do viajante – para quem pratica esportes radicais, por exemplo, precisam de uma cobertura maior. Normalmente é feito para destinos internacionais, onde os planos de saúde brasileiros que usamos no dia a dia não tem validade. Ele será válido pelos dias da contratação e dentro das normas especificadas em cada contrato.


ATENÇÃO!!!


Primeiro conselho importante é que você deve sempre contratar o seguro viagem antes de embarcar! Nem sempre é possível contratar o seguro fora do país, então tome as providências antes do embarque e garanta sua segurança durante sua viagem.


Um detalhe que muitos deixam passar quando a viagem é internacional, é que colocar o período que precisa do seguro viagem na data que já estará no destino. Isso é um erro muito grande, pois se sua bagagem for extraviada na ida, por exemplo, você não estará coberto!


Então, fique atento a data de início do contrato para garantir está coberto por todo o período necessário.


Outra dica fundamental é escolher o seguro que encaixa melhor com a sua viagem: tem idosos ou grávidas? Vai praticar esportes radicais? Fazer um mochilão e passar por muitos países? Compare os preços e planos e escolha o seguro viagem ideal para as suas necessidades.


Viagens internacionais precisam ainda mais de um seguro viagem, já que você está em outro país, e muitas vezes o custo das despesas médicas são bastante altas. Inclusive, alguns países da Europa exigem um seguro viagem justamente por saberem desses custos.





Entenda a diferença entre seguro de viagem e assistência de viagem


A diferença entre seguro viagem e assistência de viagem é que o seguro você paga e depois é reembolsado e a assistência você não paga nada. Ambos estão inclusos em qualquer plano de seguro viagem, e o que faz com que você pague ou não dependerá do hospital que você for.


Se você for em um hospital conveniado, indicado pela seguradora, você estará coberto pela assistência. Se você quiser ir em algum hospital de sua preferência, você deverá pagar e depois será reembolsado pela seguradora.


Lembrando que se o valor da sua apólice for de 30 mil dólares, e a conta no hospital – mesmo conveniado, onde você não paga nada – for de 31 mil dólares, você terá que pagar a diferença 1 mil dólares. Isso é um dos motivos de prestar bastante a atenção em sua cobertura na hora da contratação do seguro viagem.


Essa opção de assistência viagem e seguro viagem somente é válida em casos de escolha de hospital. Em caso de assistência farmacêutica, por exemplo, você paga para depois ser reembolsado.



Qual a diferença entre plano de saúde, seguro saúde e seguro viagem?


Os planos de saúde normalmente oferecem cobertura apenas dentro do estado onde o segurado contratou. Existem alguns planos que possuem cobertura nacional ou até internacional, porém, costumam ter um valor alto e não há grande necessidade de contratação, caso a pessoa não viaje muito.


O seguro saúde oferece ao contratante coberturas para consultas, exames, internações, análises clínicas e outras coisas relacionadas especificamente a saúde do segurado.

Já o seguro viagem garante cobertura para gastos com despesas médicas de urgência e emergência e cobre muitas outras eventualidades, como extravio de bagagem, traslado médico, traslado de corpo e até indenização em caso de acidentes que resultem em invalidez permanente ou morte do segurado.



Quanto custa um seguro de viagem?


Acredite! Custará bem menos do que o valor de apenas uma consulta em muitos países do mundo. Ele também será uma fatia mínima do orçamento de uma viagem internacional. Não fazer é uma economia boba e que pode gerar grandes problemas para quem gosta de viajar. E lá vai mais dicas de como encontrar um seguro viagem mais barato:



Compare diferentes planos de seguros viagem


Você pode fazer uma comparação detalhada de maneira rápida e fácil os preços de diferentes de seguros ofertados, analisando qual possui o melhor custo benefício para a sua viagem.



Veja os detalhes das coberturas do seguro viagem de cada plano


Analise com calma todas as coberturas oferecidas pelo seguro escolhido. Se você pretende fazer uma viagem para praticar esportes e desfrutar de novas experiências como safaris, surf ou correr maratonas pelo mundo, fique de olho na cobertura que o seguro viagem oferece para eventos desse tipo.



Veja se o seguro está adaptado ao perfil de sua viagem


Na hora de escolher o plano de seguro viagem, tenha em mente o roteiro que você pretende realizar e as atividades que pretende fazer em seu destino. Viagem com as crianças, prática de esportes, intercâmbio, viagem de negócio, férias com a família. Cada viagem requer um tipo de seguro.



Utilize um cupom de desconto, no caso, o nosso!


Você pode deixar seu seguro viagem mais barato utilizando um cupom de desconto. Nosso site está disponibilizando um cupom DICASDELISBOA5 no site www.segurospromo.com.br, você garante 5% de desconto na contratação do seu seguro viagem. Caso opte pelo pagamento via boleto bancário no site, Seguros Promo, você tem mais 5% de desconto ao escolher esse método de pagamento. O site também disponibiliza pagamentos parcelados em até 12x no cartão de credito.





Por quanto tempo devo contratar o seguro viagem e quando a contratação deve ser feita?


Devemos contratar o seguro com, no mínimo, o mesmo tempo de duração da viagem. Como atrasos de companhias aéreas e imprevistos podem acontecer, sugerimos que o contrato seja feito por dois dias a mais, ou seja, dois dias após a data programada para o retorno. Assim você estará garantido! Como já visei anteriormente, viajar com o seguro já contratado e vigente é importante, pois caso sua bagagem seja extraviada na ida, por exemplo, você estará coberto pelo seguro. Atenção!!! Quase todos os contratos tem preços originais em moeda estrangeira, por isso, fique atento à cotação do dólar e do euro na hora de fechar o contrato.



O que o seguro de viagem cobre?


Os seguros de viagem cobrem, principalmente, atendimentos médicos de urgência e emergência. Entretanto eles oferecem outras garantias para os usuários, como indenização no caso de extravio de bagagem, repatriação do corpo em caso de morte e até funeral. As principais coberturas dos seguros de viagem que normalmente são oferecidas é atendimento médico e odontológico 24h, despesas farmacêuticas, repatriação médica e funerária (que garante o retorno do viajante ao Brasil tanto em caso de doença e acidente quanto em caso de falecimento), assistência funeral, localização de bagagem extraviada, indenização no caso de extravio de bagagem, despesas jurídicas, entre outros. Não esqueça de verificar o que o seguro cobre exatamente, pois as coberturas variam de acordo com o tipo de seguro contrato. Ahh.. lembrando que existe opções de seguro específico para gestante, para quem vai praticar esportes, entre outros.



O que devo levar para a viagem como comprovante de que tenho um seguro?


É muito importante ter em mãos (ou em meio eletrônico) o contrato do seguro escolhido, mesmo que seja o do cartão de crédito. Eu sempre levo impresso mesmo tendo no celular, pois se o celular estiver descarregado?! Tratando-se de nossa sugestão, a Seguros Promo envia todas as informações necessárias por e-mail. Além de haver a possibilidade de ser exigido na imigração do país de destino, ele será útil em caso de emergência para entrar em contato com a empresa do seguro. Devemos ter o número do contrato e todos os telefones de atendimento em mãos e de fácil acesso no caso de possíveis de emergência. Não esqueça de deixar todos esses contatos também com um responsável no Brasil e com os companheiros de viagem.



Como contatar o seguro de viagem em caso de emergência e o que devo fazer?


Ao embarcar para a viagem é fundamente ter, em local acessível, os dados de contato da seguradora contratada e número do contrato. Preferencialmente, deixe esses dados também com alguém no Brasil. Caso você mesmo possa solicitar o atendimento, ligue na operadora de seguro, explique a sua situação e aguarde instruções. O meio mais comum para entrar em contato com a seguradora é o telefone.


Na Seguro Promo, eles disponibilizam telefone fixo de contato, WhatsApp e e-mail. Os horários de atendimento variam entre 8:30 e 21h de acordo com o dia. Qualquer um dos planos que você escolher, você terá atendimento em português, de qualquer lugar do mundo – os seguros cobrem também viagens marítimas – atendimentos clínicos e odontológicos, indenização por extravio de bagagem, entre outras opções.


Se estiver segurado pelo cartão de crédito, ligue antes de viajar para a operadora do cartão e solicite os números de contato direto para o seguro de viagem. Leve todos os números anotados para a viagem.



E se eu tiver problemas com o seguro de viagem, o que devo fazer?


A Agência reguladora do setor de seguros é a Superintendência de Seguros Privados – SUSEP e o órgão responsável por fixar as diretrizes e normas é o Conselho Nacional de Seguros Privados – CNSP. Mas esses dois órgãos se referem apenas aos seguros vendidos no Brasil, para seguros contratados no exterior outras agências serão responsáveis. Neste caso, verificar qual agência reguladora é responsável no país de contratação.


Entretanto aconselho que o melhor caminho para resolver problemas com o seguro é o próprio seguro. Não esqueça de ter todos os documentos em mãos, e mais uma vez ressalto a importância de deixar também cópias no Brasil, assim em caso de incapacidade de contato com o seguro, alguém poderá te auxiliar a resolver questões jurídicas, caso seja necessário. Caso o reembolso não seja efetuado pela seguradora, guarde todos os comprovantes de pagamento, tanto de hospital e médico quanto de medicamentos. Eles serão muito importantes caso seja necessário acionar a justiça para reembolso não realizado.


Post realizado em parceria com a SegurosPromo .




33 visualizações0 comentário

Comments


😍 Não perca nossas novidades!

Obrigado por enviar!

bottom of page