Oi Dicas!
Em Portugal quando acaba o verão e inicia o Outono, é sinal de que iniciará também as colheitas da uva e a época das vindimas. É quando as uvas estão prontas para serem colhidas das videiras, num trabalho realizado em ambiente de festa e convívio, para depois produzir o vinho do ano. Num sentido mais lato a vindima engloba o período entre a colheita das uvas e o inicio da produção do vinho.
É uma tradição portuguesa que encanta muitos, inclusive a família do Dicas de Lisboa. Em Portugal, a vindima ocorre em diferentes meses, de acordo com a espécie da uva e a localização das vinhas. Na região do Douro, a vindima é feita durante o mês de setembro, podendo estender-se até outubro.
O interessante desta época tão marcante, é que podemos realizar passeios, como o quê nossa seguidora Luize Minotto fez e compartilhou carinhosamente conosco. As vinícolas juntam um grupo de pessoas, vindimam os cachos, apanhando-os à mão ou utilizando uma tesoura de apoio para rapidamente os cortar. Depois de uma animada colheita, leva-se até o local apropriado para que todos possam pisar tornando a experiência ainda mais incrível, e ao final desta experiência pode-se degustar alguns vinhos. Com toda certeza é um momento único e prazeroso.
Entre tantos, alguns vinhos com Denominação de Origem são designados como “vindima tardia”. Estes têm de ser comercializados sob a sua variedade e ano de vindima. São vinhos que não podem ser enriquecidos. Como o nome indica, a vindima tardia consiste em fazer uma apanha da uva mais tarde, dando tempo para que o fungo Botrytis Cinérea (é um fungo que está na origem da chamada “podridão cinzenta” dos vegetais.) afecte as uvas, o que confere ao vinho um sabor doce.
E falando um pouco mais sobre vindima tardia, irei compartilhar um pequeno trecho de um artigo pequeno e não menos interessante do João Guedes:
Porque é que os vinhos são doces?
Este fenómeno provoca uma série de reacções químicas que modificam parâmetros como acidez e açúcar. Assim, aromas de mel, flores, tangerinas e marmelo começam rapidamente a intensificar-se no interior das uvas, e aperfeiçoam-se durante o processo de vinificação, criando vinhos doces, glicéricos, saborosos, longos e aromáticos.
Os colheita tardia são vinhos baratos?
Estes são vinhos que têm grande fama, procura e podem até custar pequenas fortunas. Não é raro ver uma garrafinha de colheita tardia Chateau D´Yquem a custar 1500 euros.
Em Portugal, já temos vinhos Late Harvest de grande qualidade, a preços bastante mais convidativos.
PARA LER MAIS DESTE ARTIGO, CLIQUE AQUI.
DICAS DE LISBOA INDICA
A Lisbon by Clarisse, eu tive a alegria de conhecer através da internet e pessoalmente em uma de minhas idas à Lisboa. Hoje a Lisbon by Clarisse é Experiences, onde duas brasileiras, Clarisse e Raquel, se uniram para compartilharem com todos sua paixão por Portugal. Elas escolheram viver em Portugal há vários anos. E devido a tantas experiências das meninas, nós do Dicas de Lisboa resolvemos fazer alguns passeios e ficamos encantados com tamanha simpatia e conhecimento dessas lindas. Por isso às indicamos. Contem com o apoio e experiências delas para experiências como as vindimas, entre outros passeios que elas podem proporcionar para que seus duas em Lisboa e Portugal sejam inesquecíveis. E não deixem de avisar a Clarisse a Raquel que as encontrou através do Dicas de Lisboa, dica preciosa!
Comments