O Campo de Santa Clara ganhou nossos corações. Também conhecido por Adro de Santa Engrácia, é um logradouro em Lisboa, Portugal.
Pertencente à freguesia de São Vicente (antigas freguesia de São Vicente de Fora, entre a Estação Ferroviária de Lisboa-Santa Apolónia, de Santa Engrácia, da Graça e de Santo Estêvão).
O Campo deve o seu nome ao Mosteiro das Clarissas aí construído em 1294 e que foi destruído pelo terremoto de 1755).
Podemos destacar aqui dois dos mais importantes templos da cidade e pontos turísticos, o Mosteiro de São Vicente de Fora e o Panteão Nacional. Ambos, cartão postal de Lisboa.
É também aqui que se organiza, desde 1882, a Feira da Ladra, semanalmente, nas manhãs de terça-feira e de sábado.
Mural
É incrível passear por Lisboa. A cada sítio lindas surpresas como essa! Literalmente surpreenda-se com Lisboa…
O que sabe sobre este incrível mural com 52.738 azulejos pintados à mão pelo artista André Saraiva?! Com 1.080 m² e 188 metros de extensão, os elementos coloridos e contrastantes do mural destacam a estética empregada pelo artista. Os elementos cerâmicos foram produzidos pela indústria portuguesa Viúva Lamego através de técnicas artesanais de produção, sob direção do próprio artista.
Nesse mural panorâmico, ele representa o passado e presente de Lisboa mesclados com referências de suas cidades favoritas do mundo. O que deixa o mural mais incrível ainda, certo?! Não tem como passar por ele e não registrar! Dentre os ícones da cidade mostrados no mural estão o Castelo de S. Jorge, o Padrão dos Descobrimentos, a ponte 25 de Abril, o Elevador de Sta. Justa e a praça de touros Campo Pequeno. Conte-nos, em quais destes lugares você já foi? Acredite, apesar de eu ter passado por diversas vezes ao lado do Elevador de Santa Justa, nunca subi nele. Há sempre filas tão grandes, que desisto!
O artista português, também conhecido como André, Monsieur A. ou Monsieur André, é autor de um grande número de obras reconhecidas em diversos museus e galerias de arte contemporânea do mundo.
E quem é André Saraiva?!
André Saraiva nasceu a 2 de julho de 1971 em Uppsala, Suécia, para onde os seus pais portugueses fugiram do regime militar de Salazar. Apesar de ter nascido na Suécia, tem cidadania portuguesa. Sua mãe era tradutora e seu pai pintor. André se mudou para Paris aos 10 anos e começou a arte do graffiti aos treze.
Como Olivier Zahm descreve no site de Saraiva, “Na rua André é conhecido por seu alter ego grafiteiro, a tag Mr. A e por seu conceito “Love Graffiti”. O Sr. A é um rosto redondo engraçado com um sorriso enorme e uma piscadela que o segue por toda parte, e agora está em todo o mundo – e muitas vezes em rosa! – uma cor que é praticamente um tabu no mundo do graffiti, exceto quando é o estilo monocromático de André. Os grafittis do amor são etiquetas com nomes de pessoas encomendadas por seus entes queridos que ele faz em cores pop perto de onde eles moram, para que eles não possam perder. (…)”
Você pode segui-lo através de seu Instagram @andresaraiva e acompanhar todos seus trabalhos recentes. Ele se faz sempre presente no story, compartilhando um pouco do seu dia a dia.
コメント