Que tal conhecer o Museu do Dinheiro em Lisboa?!
Entre muitas histórias e lembranças, lá encontrará a nota de 10 mil escudos, emitida em 1996, com o retrato do Infante D. Henrique.
Assim como informa o Museu em sua conta do Instagram, neste dia, em 1460, faleceu o Infante D. Henrique (1394-1460), o Navegador, filho de D. João I e de D. Filipa de Lencastre. Figura incontornável da História de Portugal, fez parte da “Ínclita Geração” citada por Camões nos Lusíadas.
Notas de Escudo (Fotos: Reprodução do Instagram)
Os desenhos que deram origem a esta nota são da autoria do artista plástico Luís Filipe de Abreu, e foram inspirados nos “Painéis de S. Vicente” do Museu Nacional de Arte Antiga.
O melhor de tudo é que ainda há possibilidade de se realizar uma visita virtual 360º, para isso basta clicar aqui.
Museu do Dinheiro (Fotos: Reprodução do Instagram)
Um facto curioso é que a República Portuguesa foi proclamada em Lisboa a 5 de outubro de 1910. Assinalando assim esta data com a primeira moeda comemorativa do escudo emitida em 1914, desenhada por José Simões de Almeida e Francisco dos Santos.
A moeda comemorativa apresenta no anverso a figura simbólica da República, envolta na bandeira nacional, e no reverso o escudo das armas nacionais.
+ Informações adicionais
Entrada Livre
De quarta a domingo, das 10h às 18h (última entrada às 17h30).
A loja do Museu encerra às 17h45.
Excecionalmente, no dia 17 de novembro o Museu abrirá apenas às 14h.
Excepcionalmente, o Museu está encerrado no dia 19 de novembro.
O Museu encerra nos dias 1 de janeiro, 1 de maio e 24 e 25 de dezembro.
Devido à redução da capacidade nas salas como medida de prevenção da Covid-19, podem formar-se filas no interior e exterior do museu. Recomendamos que preveja mais tempo para a sua visita.
Contactos
info@museudodinheiro.pt
+351 213 213 240
www.museudodinheiro.pt
Comentários