Resolvermos passar a virada do ano de 2018 para 2019 no Terreiro do Paço em Lisboa. Bem, o quê esperar?! Lemos várias dicas do quê devemos nos preocupar, onde ficar, de reservas… No nosso caso, resolvemos arriscar e simplesmente ir!
Fomos de metro da estação Santa Apolónia até a estação de Restauradores. E fomos curtindo o passeio com uma caminhada até o Terreiro do Paço.
Chegamos cedo por tanto, deu até pra decidir onde ficaríamos. Nada perto do palco, afinal sou pequenina e não gosto de multidão. E para sermos mais práticos optamos por ficar perto dos quiosques de comes e bebes.
Nossa Bella ficou em casa com os avôs, resolvemos apenas eu e meu marido irmos para o Terreiro do Paço. Para chegarmos lá, passamos por uma rápida revista. Tudo muito organizado as nossas vistas. Chegando no Terreiro, os restaurantes todos cheios, menos mal, pois não era a nossa intenção ficar em um. Entretanto, atenção, quem deseja passar a virada nesses restaurantes, façam as vossas reservas. As chances de conseguir uma vaga nesses restaurantes na noite de ano novo são mínimas. Se quiseres tentar a sorte, ore por ela! (risos) mas não fique desanimado(a), em alguns pontos encontrará quiosques com vendas de bebidas e comidas.
Pontos positivos nos quais achamos é o fato de ser organizado e devido a grande quantidade de pessoas, não se sente muito o frio, muitos banheiros químicos. Os negativos, perde-se muito tempo nas enormes filas para compra de bebida e comida, além das filas para uso dos banheiros químicos.
Se você nos perguntar se passaríamos ano novamente por lá te falo com toda certeza não. A não ser que em outras circunstâncias tivéssemos feito reserva em algum restaurante, carro para nos levar de volta (o que ainda assim seria ruim, pois o transito estava uma loucura!).
E o quê esperar da festa?! Nada comparado ao Brasil. A “animação” das pessoas bem contidas, a contagem regressiva (se teve não ouvi!). No final do artigo irei deixar um vídeo no momento dos fogos, compreenderá o que falo. Mas vale ressaltar que não estou falando isso com negatividade, pelo contrário, é bem nosso estilo. Não gostamos muito de agitação. A festa encerrou acredito que 1h da manhã. Passado o Ano Novo, não conseguimos transporte de volta à casa. Resultado voltamos a pé mesmo. Tentamos tanto conseguir um Uber que descarregamos um celular. Por sorte eu estava com um pouco de carga para fazermos o menor trajeto com a ajuda do GPS. Entretanto, subimos e descemos tantas ladeiras! Na imagem ao lado mostra o percurso que fizemos, e que com toda certeza não fizemos em 18 minutos, como informa no mapa. Tentamos algumas vezes mudar o percurso para fugirmos das ladeiras em vão!
E ao chegarmos no Miradouro da Graça nos demos conta de que poderíamos ter passado a virada por lá, com uma vista fantástica tanto quanto no Terreiro do Paço, e estarmos mais perto de casa.
E qual dica eu daria de lugar para passagem de ano?! Posso te dar algumas sugestões…
Passar a virada no Miradouro da Graça. Com toda certeza se vê vários fogos, o lugar é bem mais tranquilo que no Terreiro do Paço. Entretanto, talvez o ponto negativo seja a utilização do banheiro. Sinceramente nesse quesito não sei como seria!
No Jardim Amália Rodrigues. Interessante tanto quanto o Miradouro. Li boas referências da virada do ano por lá. Quem sabe na próxima oportunidade essa seja uma das opções de onde passaremos!
Uma outra interessante opção e bem diferente, é curtir a virada do ano novo em um passeio de barco privado com direito a jantar no Rio Tejo. Essa proeza você poderá pesquisar através do site www.sailinglovers.pt. Conseguirá ver os fogos de maneira confortável e privada, além da vista linda que terá. Mas lembre-se de vestir uma roupa quentinha e confortável.
"E você por onde passou ou passaria o Ano Novo em Lisboa?" Patrícia Rosas
Komentáře