Você sabe que teste é esse?!
NAAT é um teste de ácido nucleico, também chamado de teste "NAT" (do inglês nucleic acid amplification test - "NAAT"). Se beneficia da técnica bioquímica usada para detectar um vírus ou uma bactéria. Estes testes foram desenvolvidos para diminuir o período de janela, um período que ocorre entre a infecção do paciente e o momento em que há a positivação dos testes ELISA.
O termo inclui qualquer teste que diretamente detecta o material genético do organismo ou vírus infectante. Vários métodos estão incluídos neste grupo, entre eles estão os métodos baseados na reação em cadeia da polimerase(PCR).
Método baseia-se na amplificação do RNA e DNA por Reação em Cadeia de Polimerase – PCR em tempo real, que a partir de pequena quantidade de cópias de ácido nucléico consegue-se detectar mais precocemente a presença do agente infeccioso.
O NAAT é considerado o padrão de referência para o diagnóstico da infecção por SARS-CoV-2. Os Ag-RDTs não se destinam a substituir o NAAT, mas podem ser implementados como estratégia complementar, pois há muitos que são altamente confiáveis, fáceis de usar e oferecem resultados rápidos. Os Ag-RDTs podem ser usados onde o NAAT não esteja disponível ou onde os resultados demorem mais de 48 horas. A adoção do Ag-RDT é incentivada para expandir a acessibilidade de testes e pode ser cogitada da seguinte forma:
Em indivíduos sintomáticos em locais de alta prevalência, não é necessária a confirmação de resultados Ag- RDT positivos pelo NAAT. Os resultados negativos do Ag-RDT podem ser confirmados pelo NAAT a critério clínico2.
Em indivíduos sintomáticos em locais de baixa prevalência, não é necessária a confirmação dos resultados negativos do Ag-RDT pelo NAAT. Os resultados positivos do Ag-RDT podem ser confirmados por NAAT a critério clínico2.
Em indivíduos assintomáticos que são contatos de casos confirmados ou frequentemente expostos, como funcionários de estabelecimentos de saúde e instituições de longa permanência, os resultados do Ag-RDT não precisam, porém, podem ser confirmados pelo NAAT, a critério clínico2.
Diferenças
Tipo de teste | Vantagens | Desvantagens |
Amplificação de ácidos nucleicos Por meio de testes manuais ou automatizados de amplificação de ácidos nucleicos (NAAT), como a reação em cadeia da polimerase por transcrição reversa em tempo real (rRT- PCR). | - Detecta infecção ativa - Alta sensibilidade e especificidade | - Tempo de resposta de horas a dias - Trabalhoso - Requer infraestrutura de laboratório e pessoal qualificado - Mais caro do que os testes rápidos de diagnóstico (RDTs) |
Teste rápido de antígeno Por meio de técnicas de imunodiagnóstico, como ensaios de fluxo lateral (LFAs), comumente chamados de testes de diagnóstico rápido ou Ag-RDTs. | - Detecta infecção ativa - Pode ser usado no local do atendimento (laboratórios externos) - Fácil de executar - Resultados rápidos (normalmente menos de 30 minutos), permitindo a implementação rápida de medidas de controle de infecção, incluindo rastreamento de contato - Mais barato do que o NAAT | - Sensibilidade e especificidade variáveis, geralmente inferiores ao NAAT - Sensibilidade mais baixa significa que o valor preditivo negativo é menor do que para NAAT, especialmente em locais com alta prevalência de SARS-CoV-2 - O teste NAAT confirmatório de RDT positivos é recomendado em todos os ambientes de baixa prevalência e para RDT negativos em ambientes de alta prevalência - Os resultados negativos de Ag- RDT não podem ser usados para remover um contato da quarentena |
Teste rápido de anticorpo Por meio de técnicas sorológicas, como LFAs, ensaios imunoenzimáticos (ELISAs) ou imunoensaios quimioluminescentes (CLIAs). | - Pode ser usado para detectar infecção anterior pelo SARS-CoV-2 - Pode ser usado no local do atendimento (laboratórios externos) ou em formatos de maior rendimento em laboratórios - Fácil de executar - Resultados rápidos - Mais barato do que o NAAT | - A significância clínica de um resultado positivo ainda está sob investigação - Resultados positivos não garantem a presença de anticorpos neutralizantes ou imunidade protetora - não deve ser usado para determinar infecções ativas em cuidados clínicos ou para fins de rastreamento de contato - A interpretação dos resultados do Ab-RDT depende do momento da doença, morbidade clínica, epidemiologia e prevalência dentro do ambiente, o tipo de teste usado, o método de validação e a confiabilidade dos resultados |
Técnicas empregadas para diagnosticar o SARS-CoV-2 – Vantagens e Desvantagens (WHO, 2020).
Para mais informações acesse o site oficial da Organização Mundial de Saúde em Portugal.
Nesse "slideshow", mostramos algumas das paisagens de Portugal e eventos relacionados à saúde pública envolvendo os países de língua oficial portuguesa. A Rede ePORTUGUÊSe tem o propósito de disponabilizar informações de saúde em nossa língua, usando várias plataformas e materiais. Nossa equipe certas vezes visita esses países e tira fotos -- daí a idéia da série SLIDESHOW PASSEIO. Por canal no YouTube ePORTUGUÊSe.
Fonte: OMS e Wikipedia
Comments