top of page
Foto do escritorPatrícia Rosas

Conversando com brasileiros em Portugal



Depois de algumas experiências desagradáveis no Brasil, ressurgiu um sonho de infância em morar fora. E assim depois de algumas viagens de férias para outros países, nesse ano de 2018 planejamos passar Natal e Ano Novo, acompanhados de 30 dias em Portugal. Para assim conhecermos um pouco do nosso planejamento na prática e termos certeza de nossa escolha.


Em nosso primeiro dia em Portugal fomos jantar no restaurante próximo ao local que nos hospedamos. E para nossa surpresa, fomos atendidos por brasileiros. Brasileiros esses um Curitibano e ou Carioca. Ambos se demonstraram insatisfeitos, mas que mesmo assim ainda optam por morar em Portugal. Eles reclamaram um pouco da legislação trabalhista.

No dia seguinte, pegamos um Uber. E conhecemos mais um brasileiro! Baiano. Esse nem satisfeito e nem insatisfeito. Mas não morria de amores e nem sonhava tanto quanto nós sonhamos.


Fomos ao supermercado acredito que no terceiro dia em que chegamos em Portugal. E para voltar, pegamos outro Uber. E mais uma vez, outro brasileiro. Baiano. Mas este diferente dos demais, veio para estudar, fazer mestrado, e nas horas vagas trabalha como motorista do Uber.


Depois de alguns dias em Lisboa, resolvemos viajar para o Porto. E saindo do hotel em que estávamos no Porto, nos encontramos com um motorista do Uber Eats, brasileiro também. Este cirurgião dentista, veio arriscando com o visto de turista. Nos aconselhou a vir e não pensar muito.


Estamos em Portugal desde o dia 17 de Dezembro, e nos encontramos com diversos brasileiros. E lhes pergunto, será que cada brasileiro que conheci aqui planejou a vinda? Qual será o objetivos deles aqui em Portugal? Será que tem algo errado nesse objetivo e/ou ponto de visto em relação sua ida à Portugal?


O lado positivo que vejo, é que com os erros e acertos (que conseguimos identificar) de cada um que conhecemos nos fez ver e refletir situações e ponto de vista diferente quanto a nossa vinda. Por isso convido à todos a compartilharem suas experiências e assim juntos aprendermos mais.


Continuaremos em Portugal até dia 17 de Dezembro, e o que posso afirmar é que até o momento depois de algumas boas e ruins experiências em terras lusitanas não mudamos nosso desejo de virmos morar aqui.



Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


😍 Não perca nossas novidades!

Obrigado por enviar!

bottom of page