Serra da Estrela

A Serra da Estrela é encantadora seja sem neve e mais ainda com neve. Ela está situada numa área montanhosa no qual encontram-se as maiores altitudes de Portugal Continental. A região mais elevado, com 1993 metros de altitude fica na Torre. E uma curiosidade, a Torre é a segunda montanha mais alta de Portugal, pois ela perde o posto para a Montanha do Pico nos Açores por apenas 358 metros.

Ainda não tivemos a oportunidade de conhecer-la sem neve. Para ser bem sincera, conhecemos ela no inverno, com pouquíssima neve, mas nada comparado a paisagem do verão. Um fato, é que por lá o meio de locomoção é por carro. Há pouca opção de transporte, além de carro próprio ou alugado.

Como chegar?

Não há trem direto para Serra da Estrela. O mais comum é ir de autocarro ou trem à cidade mais próxima, depois pegar um táxi ou alugar um carro para ir até o destino desejado.

Nosso percurso foi: saímos da cidade do Porto para Seia, onde ficamos hospedados. Para tal percurso alugamos uma van. E só nos damos conta da necessidade de alugar um carro ao chegarmos na Albergaria em Seia. O que foi bem desafiador, pois estávamos as vésperas do Natal, e quase tudo estava fechado. Conseguimos alugar um carro através de uma aplicativo. Pedimos ajuda na recepção de onde estávamos para chamar um táxi. E assim podemos explorar mais a região.

O que muitos turistas fazem é contratar uma agência de turismo que faz o translado.

Entretanto, se for de Lisboa para Serra da Estrela poderá ir escolher abaixo qual a melhor a opção atende às suas necessidades:

De carro ou ônibus particular

Essas são as maneiras mais simples e ideais de ir para a Serra da Estrela. Muitos adquirem pacotes com Guia Turístico para conhecer a serra, pois o caminho não é para motoristas inexperientes, a estrada para subida e decida é única, à beira do penhasco e muitas vezes coberta por neblina e gelo. Pede cautela! Isso dependendo da estação. Mesmo o caminho que fizemos do Porto até Seia, tivemos nossos momentos de insegurança apesar de estarmos com um motorista experiente.

O tempo previsto da viagem indo de ônibus até o Parque são de aproximadamente 2 horas, mas coloque 3h no roteiro e sorria feliz sem reclamar. Pois provavelmente terá trechos que irá bem devagar, ou irá parar tirar aquela foto! Isso sem contar que irá garantir a segurança do carro e se a neve estiver intensa possivelmente terá que adicionar as rodas uma corrente. Um outro detalhe é que as chamadas Autoestradas em Portugal são pagas. E não são das mais baratas. Você não precisa percorrer a autoestrada toda, alterne entre autoestradas (pagas) e nacionais (não pagas). Por não conhecermos bem as estradas, na volta de Seia à Lisboa, optamos por pegar a Autoestrada.

Rede Expresso

Saindo de Lisboa há duas opções de ônibus indo diretamente para a Covilhã. A principal é a Rede Expresso (operada nesse caso pela Citiexpress) que inclusive faz a maior parte de Portugal e proximidades.

O custo para uma rota só partindo da Estação do Oriente, ou seja somente IDA por 16,50 EUROS no preço normal, 8,30 meio bilhete para crianças até 12 anos e para a melhor idade, jovens de 13 até 29 anos pagam 14 EUROS.

Comboio

Ou simplesmente ir de trem, também pode ser uma opção. A linha de comboios em Portugal chamada de CP (Comboios de Portugal) possui duas linhas que atendem a região da Serra da Estrela: A linha LISBOA – GUARDA e a linha LISBOA – COVILHÃ. De lá minha gente, só de táxi para seu destino. Não dá pra escapar muito!

O que fazer por lá?!

A Serra da Estrela fica numa zona de paisagem integrada no Parque Natural da Serra da Estrela. Que após a sua constituição em 16 de Julho de 1976 se instituiu como a maior área protegida em solo português.

Além da neve, da fauna e flora extraordinárias, nós viajantes somos também atraídos pela geografia de proporções colossais bem como pela riqueza humana, cultural, histórica e gastronómica da região.

Durante nosso estadia na Serra realizamos nossas refeições na Albergaria, entretanto tivemos oportunidades de conhecer restaurantes nos arredores. Por exemplo, quando visitamos Belmonte, Manteigas e Covilhã.

O que você não pode deixar de provar é o famoso queijo Serra da Estrela é produzido na região. Feito do leite de ovelhas da raça bordaleira e flor do cardo, uma planta local. Possui uma casca rígida, mas seu interior é cremoso e possui um sabor intenso. Um sabor simplesmente incrível com um eterno gosto de quero mais!

De acordo com a estação do ano podemos explorar vários cenário de tirar o fôlego, fazer trilhas, subir ao ponto mais alto de Portugal continental (a Torre), visitar vilas e cidades charmosas, entre outras coisas.

A Serra é também rica do ponto de vista hidrológico. Deste maciço escorrem numerosas linhas de água. Três rios nascem na Serra da Estrela:

• o Rio Mondego;

• o Rio Zêzere a jusante é tributário do Rio Tejo;

• e o Rio Alva que tributa ao Rio Mondego.

Todos nascidos da mesma Serra. Estes beneficiam as três maiores bacias hidrográficas do país: Douro, Mondego e Tejo – e sem que se apercebam, todos os dias, os habitantes de Lisboa, Porto e Coimbra usufruem e dependem da água proveniente da Serra da Estrela.

E quanto ao turismo?!

Em relação ao turismo, a atração principal desta serra é a ocorrência abundante de neve durante o inverno. De entre os pontos mais visitados da Serra podemos destacar aproximadamente 37 locais fantásticos, mas por hora iremos destacar aqueles nos quais visitamos:

• Torre da Serra da Estrela

• Estância de Esqui Vodafone

• Vila de Manteigas

• Belmonte

• Covilhã

• Guarda

• Seia

• Sortelha

Passamos no total 4 dias e 3 noites. Além de estar bastante frio, optamos por explorar as vilas ao redor, e um passeio rápido na Torre e estância de esqui, que ainda estava fechada devido a pouca neve. Para nossa tristeza, no dia em que estávamos retornando à Lisboa, começou a nevar na Torre. Perdemos esse momento!

Comments

😍 Não perca nossas novidades!